COMPARTILHAR

ANTONINA, UMA CIDADE EXUBERANTE NO LITORAL DO PARANÁ

 

Destinos turísticos paranaenses

16 / 03 / 2014

Situada a 90 km de Curitiba e a 55 km de Paranaguá, com uma população de  quase 19 mil habitantes, Antonina é uma cidade portuária no litoral do Paraná, que esbanja tranquilidade, charme, história e natureza exuberante.

A cidade teve suas origens em meados do século XVII, graças a possíveis jazidas de ouro que poderiam existir na região, o que atraiu colonos que formaram um pequeno povoado e segundo historiadores locais, solicitaram e obtiveram licença para construir uma capela em louvor a Nossa Senhora do Pilar. A capela foi erguida em 12 de Setembro de 1714, data que é considerada também a fundação de Antonina.

Desde quando a cidade era um pequeno vilarejo até os dias de hoje, acontece em homenagem a Nossa Senhora do Pilar a Festa de Agosto. Durante a festa Antonina recebe fiéis que lotam a Igreja Matriz, principalmente no dia 15, que acontece a procissão e a queima de fogos de artifício.

Antonina conta com diversos monumentos e edificações históricas como a Igreja Matriz, o casario de arquitetura luso-brasileira e belezas naturais. A Ponta da Pita, uma pequena praia na baía de Antonina possui águas calmas e rasas com elevações junto ao mar que a tornam um local repleto de belezas naturais, paisagens, flora e fauna exuberantes, locais para pesca, bem como histórias do período dos grandes navegadores e aventureiros contadas pelos habitntes.

A cidade também atrai muitos apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura, já que possui diversos lugares para a prática destes esportes como escalada no Pico do Paraná, rafting nas corredeiras do Rio Cachoeira, pesca na Ponta da Pita, entre outros.

Apesar de ser uma cidade pacata e tranqüila, Antonina é uma cidade muito festiva! O carnaval de Antonina é o carnaval de rua mais animado do Paraná e todo ano recebe milhares de visitantes que se divertem com os desfiles de blocos e escolas nos cinco dias de folia.

Em Julho, acontece e o tradicional Festival de Inverno da UFPR - Universidade Federal do Paraná animar a cidade como seus espetáculos, shows, oficinas e cursos que atraem um grande número de artistas e estudantes em busca de curtição e novos conhecimentos.

Outro destaque da cidade é o rico artesanato local, que consiste em cestaria em cipó e taquara, cerâmica e pedra sabão, farinha de mandioca e doces caseiros, além de miniaturas de canoas e untensílios domésticos.

Antonina possui boa estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes para receber os turistas. Grande parte dos restaurantes em Antonina além de servir o Barreado, prato típico do litoral do Paraná, servem também frutos do mar e o siri, prato típico e símbolo de Antonina.

As principais características de sua urbanização atual tem origem na consolidação de sua função como porto, o que está vinculado a conclusão da Estrada da Graciosa ligando a cidade a Curitiba em 1973 e a ligação ferroviária com Curitiba em 1891.

Atualmente a cidade encontra-se em processo de retomada do desenvolvimento econômico com a reativação de seu sistema portuário e do turismo em Antonina.

Antonina é mais um belo destino no Paraná e vale a pena conhecer!!!

Fonte: Special Paraná – Eventos & Turismo

CURTA NO FACEBOOK E FAÇA O SEU COMENTÁRIO!!

® Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Visitantes On Line

 

Copyright® 2013 - 2014 Crônicas Procopenses

Todos os Direitos Resevados - Cornélio Procópio - Paraná