COMPARTILHAR

Lazer, um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontadeO QUE SÃO OS RESORTS?

 

Por Enio Trevizani

É uma palavra da “moda”, muito usada no momento, alguns estabelecimentos hoteleiros a utilizam como forma de marketing para valorizar sua construção ou para atrair mais hóspedes, mas o conceito de “Resort” vai mais além.

Para que um hotel tenha uma classificação de Resort, deverá possuir diversas opções de lazer, hospedagem, gastronomia e serviços, a idéia principal é que o hóspede não tenha necessidade de sair do hotel para buscar o que procura. Resort vem da palavra inglesa que por sua vez deriva do idioma francês, “ressor tir” e pode ser traduzido como a “ampliação de opções”.

Esses grandiosos e complexos hotéis possuem opções como clínicas esportivas, parques, shoppings, health clubs, shows diários, exposições e oficinas artísticas, variada gastronomia, em suntuosas acomodações, utilizando o sistema “all incluse”, o sistema de diárias onde estão incluídos vários tipos de serviços, refeições, bebidas e entretenimento. Geralmente construídos em áreas fora do perímetro urbano, em lugares exóticos, com apelos ecológicos, em sua maioria temáticos, ligados a cultura da região onde foram estabelecidos.

Resort é um complexo com várias opções de lazer, gastronomia, serviços e hospedagem, com apelo paisagístico e ecológico

Os Resorts podem ser confundidos com lugares, como as estações de esqui, no hemisfério norte, a exemplo de Aspen no Colorado (EUA), uma antiga cidade que sobrevivia da mineração da prata, hoje transformada na principal estação de esqui do país. Famosa pela vida noturna Aspem é administrada não como uma cidade, mas como uma empresa voltada ao turismo. Bem mais próximo da nossa realidade, no Brasil, a Costa do Sauípe, na Bahia, é uma referência de Resort para os brasileiros. Talvez o mais conhecido seja o complexo da Disney World, Situado na cidade de Orlando, no estado norte-americano da Flórida, possui mais de vinte hotéis em seus cento e vinte dois quilômetros quadrados, em vários níveis de conforto, todos temáticos, além de centenas de restaurantes e bares típicos, shows diários, mais que um gigantesco parque de diversões, uma verdadeira metrópole destinada ao lazer e ao entretenimento, o destino turístico que mais recebe visitantes brasileiros nos Estados Unidos.

Aspen, Costa do Saípe e Disney

Às vezes o termo resort é usado de forma equivocada para se referir a um hotel, como, por exemplo, “Hotel Fazenda Resort...”, um hotel fazenda diferencia de um Resort por não possuir todos os requisitos, são hotéis onde a qualidade de serviços e a infra-estrutura não são tão sofisticadas como quanto a um verdadeiro mega empreendimento hoteleiro.

No Brasil os hotéis destinados ao lazer sempre existiram, como Hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba, o Club Med de Itaparica e o Praia do Forte-Eco Resort (todos na Bahia), além do Clube Med Rio das Pedras, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, que foram obrigados a mudar seu conceito original, ampliando seus serviços.

Os pioneiros Hotel Transamérica da Ilha de Comandatuba, o Club Med de Itaparica, o Praia do Forte-Eco Resort e o Clube Med Rio das Pedras

Nos últimos dez anos com o estabelecimento econômico e a retomada do turismo nacional, aliado a vinda de grande número de visitantes estrangeiros, que desejam lugares tropicais com belíssimas paisagens naturais, como nosso país, acabou por atrair as grandes redes hoteleiras internacionais, que investiram na construção e ampliação de suas unidades e ainda planejam investir em mais projetos destinados a construção de novos Resorts, aproveitando o potencial turístico que o Brasil apresenta.

Portando se você for viajar nestas férias e escolher um “Resort”, seja ele no nordeste do Brasil ou mesmo no centro-oeste, verifique seus serviços, suas opções de hospedagem, lazer e descanso e se está no nível de sua necessidade, para que a viagem de seus sonhos não se torne um pesadelo, lembrando que um “Resort”, tem como maior preocupação o ser humano, oferecendo o lazer, sempre agregado à saúde, esporte, cultura e ecológica.

CURTA NO FACEBOOK E FAÇA O SEU COMENTÁRIO!!

® Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Visitantes On Line

 

Copyright® 2013 - 2014 Crônicas Procopenses

Todos os Direitos Resevados - Cornélio Procópio - Paraná